Blog

Dicas e soluções para seu negócio

Razões para sua empresa investir em um aplicativo para mobiles

Aplicativos para celular

Me recordo bem que no começo dos anos 2000, quando estava forte a onda dos websites aqui nas terras tupiniquins, era muito comum as empresas buscarem sites para seus negócios, impulsionadas pela novidade, imaginando que isso alavancaria as venda e houve casos em que eu cheguei a ouvir pessoas dizendo que se você não tivesse um site a empresa correria o risco de perder grandes negócios. E até recentemente eu vi temores parecidos ainda referentes a sites.

Hoje sabemos muito bem que não basta a empresa possuir um site e que ela precisa desenvolver campanhas on-line para apresentar sua empresa aos seus clientes e, no decorrer do tempo, as coisas ficaram ainda piores com o advento das redes sociais que complexaram ainda mais as relações entre empresas e clientes no mundo cibernético, o site é uma parcela dessa relação, que em alguns casos chega a ser dispensável. Então, o que na época era algo como “faça um site senão você quebra” hoje vemos que não passava de um mito que criaram em cima de uma novidade, tanto quanto criaram um mito em cima de aplicativos, mas que vejo que está se esvaecendo ao longo do tempo e à medida que as pessoas viram que “não é apenas criar um app que você fica rico”.

Mas, afinal de contas, por que sua empresa precisa de um app?  

A depender do tipo de negócio, o app pode aproximar sua empresa de seu cliente usando os recursos que estão disponíveis em um aparelho celular, por exemplo. Alguns desses recursos, como a singela notificação, o GPS, câmera, localização, etc. quando usados, sem exageros, podem atrair a atenção de possíveis compradores para sua empresa. Temos como exemplo, aplicativos de reserva de hotel, aplicativos de delivery (como o iFood), o polêmico Uber, o Whatsapp e até mesmo o Facebook que, normalmente esquecemos dele, mas ele estendeu o site de relacionamento para os bolsos das pessoas e hoje em dia é difícil alguém que não esteja conectado com seus amigos 24 horas por dia através do celular e se esqueça disso. Mas esses são negócios que nasceram para celular, porém há casos em que empresas que não tinham como foco a interação com seu cliente através do celular, mas usaram a opção do App para facilitar a vida de seus clientes. Por exemplo, diversas revistas e jornais criaram aplicativos para manter o assinante atualizado, a Sodexo e a Ticket criaram aplicativos que facilitam a consulta aos vales que eles comercializam e até mesmo os Correios criaram um aplicativo para rastreio. São todas ideias que buscaram ampliar o negócio e criar um vínculo mais forte com os clientes.

 

Então a primeira pergunta que você deve se fazer é se seria válido a aproximação de seus clientes através de um aplicativo, de que forma isso deveria acontecer e se os custos são atraente em vista da expectativa de sucesso da ideia aplicada, pois para um vendedor de cachorro quentes que queira que seus clientes tenham à mão uma forma mais rápida de fazer pedidos, pode não fazer sentido se esse negócio não possui delivery, por exemplo.

Me encontre também em:

logo Freelancer logo Upwork